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Riscos
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Escrito por Daniela Marioti
Atualizado há mais de uma semana

A seção Riscos, disponibiliza ao usuário um controle de reconhecimento e avaliação de riscos encontrados no Ambiente de Trabalho, Funções e Tarefas,  que possam oferecer riscos à saúde e a segurança dos trabalhadores.

Os Agentes já existentes no Quírons são ligados automaticamente a tabela 24 do eSocial! Não sendo preciso criá-los, uma vez que os mesmos já existem na base e estão disponíveis para busca pelo sistema.

Para a inclusão de um risco é necessário selecionar a opção +NOVO RISCO

Para o cadastro do risco, é necessário realizar o preenchimento de 4 (quatro) campos obrigatórios, sendo eles: 

  • Data de reconhecimento: a data é sugerida de acordo com o dia atual, podendo ser alterada, se necessário;   

  • Perigo: campo utilizado para informar elementos presentes no ambiente de trabalho e, que possam oferecer riscos a saúde ou integridade física dos trabalhadores;

  • Fonte geradora: pode ser definido como qualquer equipamento ou máquinas, que possam oferecer riscos a saúde e/ou integridade física do funcionário;

  • Ambiente físico: usado para informar os ambientes expostos a algum risco.

Para os campos Agente, Fonte geradora e Ambiente físico, é possível selecionar um componente sugerido ou adicionar um novo, através do botão +ADICIONAR

Observação: Ao vincular um agente ao risco o registro é automaticamente gerado na seção de cadastros básicos Agentes de Risco.

Além dos campos citados acima, o cadastro apresenta mais uma serie de informações, de preenchimento opcional, a fim de um detalhamento completo sobre o risco em questão. As informações referidas são:  

  • Avaliação: Campo apresentado apenas em riscos com agente definido como quantidativo. A informação é carrega apenas para visualização;

  • Análise qualitativa: Campo apresentado apenas em riscos com agente definido como quantidativo. Deve ser marcado apenas em cadastros de controle do ambiente, onde a exposição se encaixa como análise qualitativa, entretanto, por definição se trata de um agente quantitativo;

  • Limite de tolerância: o campo é habilitado apenas para agente quantitativo, permitindo que o usuário informe o limite de tolerância do agente informado;

  • Unidade de medida: o campo é habilitado apenas para agente quantitativo, apresentando uma lista de sugestões de unidade de medida, para que o usuário relacione a unidade correspondente ao agente informado;

  • Tipo de ação: detalhamento sobre a quantidade do agente de risco, no local avaliado, apresentando as opções: Acima do nível de ação, Acima ou igual ao nível de ação, Igual ao nível de ação, Abaixo ou igual ao nível de ação, Abaixo do nível de ação e N/A;

  • Data de eliminação: permite informar a data de indicação da eliminação do risco;

  • Tempo de exposição: informação sobre o tempo em que os indivíduos ficam expostos ao agente risco;

  • Repetição: quantidade determinada em que a exposição se repete, durante a jornada de trabalho diária;

  • Intervalo: em casos onde a exposição se repete, informar o intervalo entre essas exposições;

  • Considerar: utilizado para informar se o risco será considerado para Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e (ou) no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O campo deve assumir 1 (um) entre 4 (quatro) opções presentes, sendo elas: ASO, PPP, ASO e PPP ou Nenhum. O agente será considerado para exposições (S-2240) apenas em casos a opção selecionada for PPP, ASO e PPP ou Nulo;

  • Grau de risco: possibilita que seja informado a intensidade do risco presente, podendo assumir o tamanho como Pequeno, Médio ou Grande;

  • Evento perigoso: campo descritivo, dísponível para preenchimento do evento perigoso relacionado ao cadastro de risco;

  • Eliminação ou substituição: campo de seleção utilizado para informar se o cadastro em questão possui eliminação ou substituição;

  • Controle organizacional (Administrativo): campo de seleção utilizado para informar se possui controle organizacional, Sim, Não ou Não se aplica;

  • Controle técnico (Engenharia): campo de seleção utilizado para informar se possui controle técnico, Sim, Não ou Não se aplica;

  • Tipo de exposição: campo de seleção, sendo necessário optar por 1 (um) dos 5 (cinco) valores apresentados. São eles: Habitual/Permanente, Ocasional/Intermitente, Ausência de agente nocivo, Eventual ou Habitual/Intermitente;

  • Mapa de risco: indica se o risco deverá, ou não, ser apresentado no mapa de risco da CIPA, SESMT ou Ambos;

  • Enquadramento legal: campo de descrição sobre o enquadramento legal da atividade como insalubre ou periculosa;

  • Necessita EPI?: caixa de seleção que permite informar se o risco exige, ou não, que o colaborador faça uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual);

  • Necessita EPC?: caixa de seleção que identifica a existência, ou não, de um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) capaz de amenizar ou eliminar o risco presente;

  • Medidas de proteção: caixa de seleção que identifica a necessidade, ou não, de medidas de proteção para o risco em questão;

  • Condições de funcionamento: caixa de seleção que permite informar se o EPI possui condições de funcionamento ou não;

  • Uso ininterrupto: caixa de seleção que permite informar se o EPI possui uso ininterrupto ou não;

  • Prazo de validade: caixa de seleção que permite informar se o EPI possui prazo de validade ou não;

  • Periodicidade de troca: caixa de seleção que permite informar se o EPI possui periodicidade de troca ou não;

  • Higienização: caixa de seleção que permite informar se o EPI possui necessidade de higienização ou não;

  • Número de processo: O campo é habilitado apenas para riscos com agente 05.01.001. O número digitado deve ser preenchido com o tamanho 17, 20 ou 21.

  • Categoria: categorização quanto ao nível de relevância do risco. O campos disponibiliza de 4 (quatro) opções - Irrelevante, Atenção, Crítica e Intolerável - onde apenas uma deve ser selecionada;

  • Intensidade: informação sobre o percentual de intensidade do adicional apresentado;

  • Probabilidade: o campo permite que seja informada a probabilidade de acordo com as opções correspondentes a matriz 5x5 AIHA, podendo ser: Baixa, Intermediária, Mediana, Alto ou Altíssima;

  • Severidade: O campo permite que seja informada a severidade de acordo com as opções correspondentes a matriz 5x5 AIHA, podendo ser: Leve, Intermediária, Moderada, Grave ou Gravissíma;

  • Classificação: o campo é gatilhado automaticamente, de acordo com as informações de probabilidade e severidade informadas, sendo possível a alteração da informação, caso necessário;

  • Nível de controle: campo disponibilizado para preenchimento do percentual de nível de controle. O mesmo é habilitado para edição apenas em cadastros de risco que possuam Medidas de Controle cadastradas;

  • Risco residual: o campo é gatilhado automaticamente, de acordo com as informações de probabilidade e severidade informadas, não sendo possível ser alterado;

  • Aposentadoria especial?: Flag informativa para controle de exposições com custeio de aposentadoria especial;

  • Metodologia: campo descritivo disponível para preenchimento da metodologia utilizada para controle do agente;

  • Justificativa: campo descritivo disponível para preenchimento da justificativa utilizada para controle do agente;

  • Técnica utilizada: permite que seja informada a técnica utilizada para o reconhecimento da intensidade do agente;

  • Dano causado: permite informar os impactos negativos que o risco exerce sobre os colaboradores;

  • Situação encontrada: campo descritivo referente a situação ergonômica encontrada;

  • Situação desejada: campo descritivo referente a situação ergonômica desejada;

  • Status ergonômico: informa se a situação ergonômica é adequada ou não.

Importante!

Os campos Situação encontrada, Situação desejada e Status ergonômico, são encontrados no card Ergonomia, ao qual só permite sua expansão e edição, para agentes de risco do grupo ergonômico.

Ao marcar a flag Análise qualitativa, no cadastro de risco com agente nocivo, o campo tpAval será enviado como 2 - qualitativo no XML correspondente ao evento S-2240.

Caracterização do Risco

Ainda no risco é possível vincular cadastros que façam parte da caracterização do risco, como: Centros de Custo, Departamentos, Ocupações, Tarefas e Pessoas.

Para realizar o vinculo basta clicar sobre o campo desejado e selecionar o registro necessário ou adicionar um novo através do botão +ADICIONAR.

Pessoas Expostas

Para visualizar a lista de colaboradores expostos ao agente, acesse o risco desejado e selecione o ícone de exposição, localizado na parte superior direira da tela.

Importante!

Com o objetivo de pausar a exposição, em caso de ausência do colaborador, o Quírons retira a exposição temporariamente de colaboradores aos quais seu registro de pessoa esteja diferente de Normal/Ativo.

Cards de Riscos

Após cadastrados, os cards apresentam, no canto superior direito, a inicial do grupo de risco escolhido, a fim de facilitar o entendimento sobre qual Agende de Risco se trata.
Esses grupos são: Riscos Físicos (F), Riscos Químicos (Q), Riscos Biológicos (B), Riscos Ergonômicos (E), Riscos Mecânicos/Acidentes (M) e Riscos Perigosos (P).

Indicadores

A tela possui a opção de indicadores de cadastro, que pode ser habilitada ou desabilitada sempre que necessário. A opção irá permitir que o usuário restrinja a visualização dos registros em tela definida por risco Ativos ou Eliminados.

O item pode ser acessado através do ícone de indicador, localizado na parte superior direita da tela:

Filtros

A fim de faciliar a busca dos registros cadastrados na tela de riscos, o Quírons permite que seja realizado um filtro de busca, permitindo que o usuário selecione os cadastros que devem ser apresentados em tela, de acordo com as informações selecionadas/informadas no filtro.

Para refinar a visualização dos registros em tela, selecione o ícone de filtro, localizado na parte superior da tela e manipule a busca de acordo com a necessidade do usuário.

Relatórios Complementares

Ainda na tela de riscos o sistema dispoe de relatórios dos riscos lançados na organização, para controle e monitoramento dos riscos lançados na organização.

Para localizar os relatórios disponíveis, clique sobre o ícone de impressora, localizado na parte superior direita da tela e selecione a opção desejada para exportação:

Atualização

Para alterar um risco, é necessário apenas selecionar o registro desejado e incluir as alterações necessárias. 

Importante!

Após eliminado, o risco se torna passível apenas para visualização e exclusão.

Exclusão

Para realizar a exclusão do registro, posicionar o cursor sobre o card e em seguida selecionar a lixeira.  

Uma mensagem de confirmação será apresentada:

Importante!

Para o campo utilizEPI, correspondente ao evento 2240 do eSocial, a informação será enviada de acordo com o cadastro de equipamentos necessários, realizado dentro do risco. Para envio da informação <utilizEPI>2</utilizEPI> (EPI necessário e entregue) é essencial que o cadastro do equipamento, ainda no risco, possua a informação de C.A. (Lista de EPI's) preenchida.

O agente 09.01.001 o Quírons considera sempre que o funcionário não estiver exposto a nenhum risco, sendo assim, não é necessário criar um cadastro genérico, sendo o mesmo gerado automaticamente pelo sistema. 😎

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