O card de Agentes de Risco tem o objetivo de incluir as substâncias ou elementos que estão presentes no ambiente de trabalho e podem trazer riscos a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Para a inclusão de um agente é necessário selecionar a opção +NOVO AGENTE DE RISCO.
A tela de cadastro será apresentada, permitindo ao usuário que seja cadastrado um agente para vínculo de exposição. Para que o agente nocivo cadastrado seja enviado ao eSocial os seguintes campos devem ser preenchidos:
Descrição: permite o detalhamento tratativo do risco, como por exemplo, Ruído;
Grupo: grupo de agentes causadores, sendo eles: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos ergonômicos, riscos mecânicos/acidentes e riscos perigosos;
Agente: o campo apresenta a lista de agentes relacionados a tabela 24 do eSocial. Ao vincular o agente através do campo, a descrição preenchida será enviada no evento de exposição, para os seguintes códigos:
[01.01.001, 01.02.001, 01.03.001, 01.04.001, 01.05.001, 01.06.001, 01.07.001, 01.08.001, 01.09.001, 01.10.001, 01.12.001, 01.13.001, 01.14.001, 01.15.001, 01.16.001, 01.17.001, 01.18.001, 05.01.001];
Avaliação: por meio da avaliação é possível determinar as medidas que deverão ser adotadas para controlar tal agente de risco. Essa avaliação pode ser definida como Quantitativa ou Qualitativa.
É possível definir também, se o agente é passível de Insalubridade ou Periculosidade, através do campo Adicional. Quem determina se a atividade é causadora de um dos dois tipos de adicional é o empregador, necessitando de um laudo para comprovação.
Em caso de integração com ERP/RH, o preenchimento do campo Adicional irá gerar o envio da informação para o RH, para os colaboradores expostos, de acordo com o percentual informado durante o cadastro do risco.
Campo Adicional:
Caso no campo de Grupo seja selecionado que o agente pertence ao grupo Biológico, o sistema habilita o campo de Classificação com 4 (quatro) tipos:
Bactérias
Vírus
Fungos
Parasitas
É com esse grupo também, que o sistema habilita os campos de:
Fonte
Transmissibilidade
Meio de Entrada
Patogenicidade
Sintomatologia
Virulência
Persistência
Estudos
Vias de Transmissão
No grupo do tipo Ergonômico, o sistema habilita os campos de:
Patogenicidade
Sintomatologia
Atualização
Para alterar um agente, é necessário apenas selecionar o registro desejado. A tela de alteração será apresentada.
Dentro da alteração é possível desativar o registro, fazendo com que a partir do momento em que a caixa de seleção seja desmarcada, o agente não possa mais ser alterado ou vinculado a novos registros.
Após realizada a alteração e confirmada, a mensagem de confirmação será apresentada:
O botão ABRIR, contido na mensagem de alteração, direciona para a tela de informações do registro.
Exclusão
A exclusão de um agente só é permitido, caso o mesmo não possua vínculo com outra seção, como por exemplo, Riscos.
Para realizar a exclusão do registro, selecionar a linha e em seguida a lixeira.
Uma mensagem de confirmação será apresentada:
Caso o registro esteja sendo utilizado em outra seção, direcione-se até o local, desvincule ou exclua o registro que está utilizando da informação. Volte ao cadastro de Agentes de Risco e repita o processo de exclusão.
Conteúdos relacionados: