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Configuração Integração TAF/Middleware
Configuração Integração TAF/Middleware

Aprenda a configurar a Integração com o eSocial

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Escrito por Daniela Marioti
Atualizado há mais de uma semana

A configuração de Integração com o TAF deve ser efetuada a partir dos seguintes passos:

1. O primeiro passo para acionar a integração com o eSocial na organização é alterar o estado do eSocial:

  • Selecione a opção Minha conta, encontrada na parte superior da tela;

  • O sistema direcionará para a tela de administração da conta. Selecione a aba ORGANIZAÇÃO;

  • Em, Informações Organizacionais, selecione o ícone de lápis, altere a informação Estado do eSocial, de 'Não aplicável' para 'Produção' e insira a Data de início no eSocial para organização;

  • Após efetuar a alteração CONFIRME a ação;

  • Em Gerenciar Filiais realize o cadastro das filiais relacionadas a organização:

O cadastro irá permitir que o usuário principal informe o nome da filial, nem como número de documento, atividade econômica e endereço da mesma. Confirme o cadastro após finalizar o preenchimento;

  • Em, Gerenciar Integrações selecione a opção TAF/Middleware para iniciar a configuração;

  • Selecione o tipo de integração utilizado para comunicação com o eSocial, através do botão VALIDAR INTEGRAÇÃO;

O sistema irá direcionar para a tela de configuração da integração. Siga os seguintes passos para concluir a configuração:

  1. Cadastro de Serviço:

    1. Cadastro de Serviço: Para o cadastro de um novo serviço clique sobre o botão +ADICIONAR, defina o nome do serviço, confirme a ação e avance para a segunda etapa.

    2. Seleção de Serviço: Para organização com serviço já cadastrado para integração, basta selecionar o serviço desejado e avançar para a próxima etapa.

    3. Alteração: Para alteração na descrição de um serviço, selecione o ícone de lápis, localizado a direita do registro, altere a descrição e confirme o processo através do ícone de disquete.

    4. Exclusão: A exclusão de um serviço removerá a configuração de integração de todas as filiais relacionadas ao mesmo, não sendo possível desfazer a ação após sua confirmação. Para excluir um serviço utilize a lixeira, localizada a direita do registro e confirme a exclusão.

  2. Configurando acesso:

O sistema irá direcionar para a tela de configuração da integração. Preencha as seguintes informações para dar andamento ao cadastro:

  • URL: preencha o campo com o URL do Webservice externo. Para a integração deve ser configurado o IP externo;

  • Porta: preencha o campo com a porta do Webservice;

  • Forma de Autenticação: a forma de autenticação será BasicAuth;

  • Usuário: informe o usuário de acesso ao TAF;

  • Senha: informe a senha de acesso ao TAF.

  1. Relacionando filiais:

    Em seguida clique sobre o botão AVANÇAR. A tela irá direcionar para a seleção das filiais relacionadas a integração, bem como preenchimento do código da empresa e código da filial. Preencha as seguinte informações para dar andamento a validação de integração:

    • Empresa ERP: o campo deve ser preenchido com o código da empresa no ambiente ERP Totvs;

    • Filial ERP: o campo deve ser preenchido com o código da filial no ambiente ERP Totvs;

Importante!

  1. Para organizações com o serviço pré cadastrado, efetue o processo de confirmação do serviço seguindo os seguintes passos:

    1. Acessar o serviçi pré cadastrado;

    2. Avançar todas as etapas;

    3. Confirmar o cadastro.

  2. Em configurações onde não são relacionadas todas as filiais, durante o cadastro, o sistema irá apresentar um alerta retornando a informação de que as filiais não selecionadas terão a configuração de integração excluída, APENAS para a configuração/erp correspondente ao cadastro realizado:

Selecione o botão EXCLUIR para confirmar.

Importante!

Em caso de integração Middleware o campo URL TSS será apresentado para preenchimento. O preenchimento deste campo é obrigatório na configuração.

Carga Inicial

O processo tem como objetivo gerar as mensagens correspondentes aos eventos que não possuam XML criado, realizando o envio para o TAF ou ESocial, de acordo com a integração utilizada.

Para realizar o envio das informações é necessário acessar o caminho Minha Conta>Organização>Gerenciar filiais, selecionar o botão MENSAGENS ESOCIAL, encontrato a direita do registro da filial, e em seguida clicar sobre o botão ENVIAR CARGA INICIAL.

Após realizar a ação o sistema enviará automaticamente para o TAF/ESocial toda a carga de informações que necessitam ser integradas dos evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos). Os acidentes de trabalho (S-2210) e atestados de saúde ocupacional (S-2220) só serão enviados após o cadastro de ASOs ou CATs efetuados no Quírons, não sendo necessário um envio retroativo no caso dos eventos 2210.

Reenvio e Sincronização das Mensagens Enviadas

Após realizado o envio dos eventos, a tela de Mensagens do eSocial irá permitir que o usuário verifique a lista de XMLs enviados, bem como realize o reenvio de uma mensagem com erro ou sincronização da situação de uma mensagem recém enviada.

Importante!

A busca pelo status da mensagem enviada e número de recibo é realizada pelo Quírons automaticamente todos os dias, durante a madrugada. Contudo, para integração TAF é necessário verificar se existe um executor temporizado (job), no TAF, para busca dessa informação no eSocial.

O Quírons irá atualizar as informações de acordo com os dados localizados no TAF para o XML em questão.

Consulte o envio de eventos em: Envio de eventos do eSocial.

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