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Pessoas

Informação contida na seção Outros

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Escrito por Daniela Marioti
Atualizado há mais de um ano

O cadastro de Pessoas tem por objetivo registrar pessoas que mantém algum tipo de relacionamento com a companhia, podendo ser um funcionário, prestador de serviços, visitantes, entre outros. É por meio dessa tela, também, que realizamos a impressão relatório do PPP.

Para a inclusão de uma pessoa é necessário selecionar a opção +NOVA PESSOA, preencha as informações necessárias e confirme a ação para gravar o registro.    

Campos obrigatórios: 

  • Nome: Nome da pessoa que contém o relacionamento com a empresa;

  • C.P.F.: Número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) referido a pessoa cadastrada;

  • Data de nascimento: Referente a pessoa cadastrada, utilizando de dia, mês e ano de nascimento. Ex: 20/05/1995;

  • Sexo: É um campo seleção que contém 2 (duas) opções, Masculino e Feminino. 

  • Centro de custo: Campo para informar à qual centro de custo a pessoa está vinculado.

  • Ocupação: Campo para informar à qual ocupação a pessoa está vinculado.

Campos opcionais:

  • Situação: Informação da situação atual do colaborador na empresa. Podendo ser: Normal, Ausente, Demitido, Atestado Médico, Férias ou Lincença.

  • Estado civíl: Estado civíl do colaborador.

  • Escolaridade: Nível de escolaridade do colaborador.

  • E-mail: E-mail do colaborador.

  • R.G.: Informação do número de registro geral (RG) do colaborador.

  • Departamento: Departamento de trabalho ao qual o colaborador pertencer.

  • Turno de trabalho: Turno de trabalho exercido pelo colaborador.

  • Endereço: Descrição do endereço do colaborador.

  • Número: Número da residência do colaborador.

  • Bairro: Nome do bairro em que o colaborador reside.

  • Cidade: Cidade a qual o colaborador reside.

  • Código postal: CEP da residência do colaborador.

  • Telefone: Telefone pessoal do colaborador.

  • Matrícula: Matrícula do funcionário. Ao preencher o campo relacionado a matrícula, o preenchimento de data de admissão passa a ser obrigatório.

  • Usuário:

  • Data de admissão: Data de admissão do colaborador na empresa.

  • Data de demissão: Data de demissão do colaborador.

  • NIT: Número de inscrição do colaborador.

  • Último exame médico: Data do último exame médico realizado. Caso essa informação seja preenchida, o sistema irá assumir as próximas periodicidade de exames a partir da data informada.

  • Externo: Utilizado para indicar que o cadastro pertence a uma pessoa externa. A marcação da flag insenta o colaborador do preenchimento dos campos obrigatórios Centro de custo e Ocupação.

  • Categoria do eSocial: Utilizado para informar o código da categoria do eSocial a qual o contrato do colaborador pertence.

Os campos de Centro de Custo, Departamento e Função, buscam informações das tabelas autocontidas, assim como dos registros cadastrados manualmente na seção de Cadastros Básicos.
Esses campos, quando preenchidos com informações vindas dos Cadastros Básicos, tornam impeditiva a exclusão dos mesmos, enquanto o vínculo existir. 

Tarefas do Funcionário

O botão +ADICIONAR TAREFAS DO FUNCIONÁRIO solicita que o usuário informe a tarefa e a data de início e fim, em que a tarefa será exercida. Além da inclusão de uma ou mais tarefas, a tela também permite que faça a exclusão desses registros, quando necessário. 

Histórico Funcional

Em Histórico Funcional apresenta as informações de centro de custo e ocupação, assim como a data em que as mudanças ocorreram. A Impressão do Histórico Funcional é realizada a partir do ícone de impressão, encontrado a direita do registro desejado.

Histórico de Treinamento

Para organizações com ERP RH integrado, caso o ERP possua módulo de treinamento, as informações poderão ser integradas, dentro do cadastro do colaborador, para visualização do usuário.

Advertências

O cadastro de advertências permite que a organização gerencie advertências Verbais, Escritas, Suspensões e até mesmo Demissão do colaborador, informando o motivo da ação, data de aplicação e se houve ou não o aceite do colaborador durante a aplicação da advertência.

Os cadastros serão apresentados no modal de advertências, apresentando seu status de acordo com a flag Aceitou advertência?.

O registros de advertência são passíveis de edição, impressão e exclusão, caso necessário.

Ainda na tela é possível visualizar os riscos aos quais a pessoa em questão encontra-se exposta. Para a visualização selecione o ícone Riscos, encontrado na parte superior direita da tela.

Atualização

Para alterar uma pessoa, é necessário apenas selecionar o registro desejado, a tela de alteração será apresentada. A ação de alteração permite que seja realizada a exclusão de uma tarefa cadastrada.

Dentro da alteração é possível desativar o registro, fazendo com que a partir do momento em que a caixa de seleção seja desmarcada, a pessoa não possa mais ser alterada ou vinculada a novos registros.

Para a exclusão de uma tarefa vinculada a pessoa, basta seguir os seguinte passos: 

  • Selecionar o botão de exclusão, localizado no canto direito do registro; 

  • Verificar a mensagem de confirmação e confirmar. 

A mensagem de confirmação de exclusão da tarefa será apresentada:

Ainda dentro da alteração é possível desativar o registro, fazendo com que a partir do momento em que a caixa de seleção seja desmarcada, a pessoa não possa mais ser alterada ou vinculada à novos registros.

Após realizada a alteração e confirmada, a mensagem de confirmação será apresentada:

O botão ABRIR, contido na mensagem de alteração, direciona para a tela de informações do registro.

Exclusão

A exclusão de uma pessoa só é permitida, caso a mesma não possua vínculo com outra seção, como por exemplo, Plano de Ação.  

Para realizar a exclusão do registro, selecionar a linha e em seguida a lixeira. 

A mensagem de confirmação será apresentada em tela:

Caso o registro esteja sendo utilizado em outra seção, direcione-se até o local, desvincule ou exclua o registro que está utilizando da informação. Volte ao cadastro de Pessoas e repita o processo de exclusão. 

Relatórios

Ainda na tela de pessoas é possível extrair o relatório de registro de pessoas, PPP em lote e Ordem de Serviço em lote.

Para realizar a exportação clique no ícone de três pontinhos, localizado na parte superior direira da tela e selecione o arquivo desejado.

Importante!

Organizações com integração entre RH e Quírons os registros de colaboradores serão enviados do erp de origem para o Quírons.

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