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Atestado de Saúde Ocupacional

Informação contida na seção Prontuário Médico

Daniela Marioti avatar
Escrito por Daniela Marioti
Atualizado há mais de uma semana

O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é responsável por administrar informações sobre a saúde e aptidão do funcionário, conforme as funções exercidas pelo mesmo na empresa.

O lançamento do ASO deve ser realizado por um Médico(a), Enfermeiro(a) ou Secretário(a). Para incluir um Atestado de Saúde Ocupacional acesse o registro de prontuário do colaborador e selecione a opção +NOVO ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL.

Campos obrigatórios

  • Data: o campo vem preenchido com a data atual, permitindo que o usuário altere para a data de acordo, caso seja necessário;

  • Natureza: campo utilizado para informar se o atestado é do tipo admissional, Retorno ao Trabalho, Mudança de Função, Demissional ou periódico;

  • Nome do Médico: campo utilizado para informar o nome do médico responsável pelo ASO;

  • CRM: o campo deve ser preenchido com o documento (CRM) do médico responsável;

  • Estado: o campo deve ser preenchido com o estado contido no documento (CRM) do médico responsável;

  • Motivo: campo utilizado para informar o motivo do ASO a ser cadastrado.

Como facilitador o sistema utiliza de uma sugestão de dados a partir dos preenchimentos de nome do médico, CRM e estado do CRM. Ao realizar um lançamento preenchendo os dados informados, os próximos atestados irão preencher as informações relacionadas, de acordo com o nome ou CRM do médico preenchido.

Os dados buscados irão sempre responder ao primeiro CRM utilizado em lançamento.

Não obrigatórios

  • Observação: campo utilizado para descrever observações referentes ao ASO a ser cadastrado.

Exames Complementares

Durante o cadastro do atestado é possível vincular exames complementares relacionados ao mesmo.

Para incluir um exame complementar é necessário selecionar a opção +NOVO EXAME COMPLEMENTAR, vincular o exame e, caso haja, selecionar o credenciado responsável pela realização do exame.

  • Exclusão

Após o cadastro do ASO o sistema permite que o usuário realize a exclusão de exames complementares incluídos incorretamente. A exclusão só é permitida até antes do atencimento da consulta. Após atendida, apenas a opção de visualização ficará disponível.

Importante!

Para o lançamento de consultas de natureza Mudança de risco, os campos Centro de custo, Departamento e Ocupação serão habilitados, no espaço de lançamento das informações do Atestado.

Resultado do Exame Complementar

É possível incluir o resultado dos exames a partir do ASO através do botão ✚ (Adicionar resultado).

Para visualizar o botão de lançamento de resultado é necessário estar no modo de edição do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e possuir um dos seguintes perfis: Médico(a), Enfermeiro(a) ou Secretário(a).

Além das informações citadas anteriormente, o cadastro apresenta as informações de Exame NR7, Atestado e Anexos do atestado médico, a fim de proporcionar um maior detalhamento.

Exame NR7

O modal Exame NR7 contém as informações necessárias para lançar o resultado do exame realizado, como: Pressão diastólica, Pressão sistólica, Peso, Altura, Pulso, Temperatura, Diabético, Fumante, Período tabagista, Quantidade de cigarros, Tratamento de hipertensão, Queixa, Atendimento, Diagnóstico, Grupo de C.I.D., C.I.D., Data, Indicador, Resultado, Detalhes, Observações, Indicação, Resultado, Alteração do Resultados, Origem do Agravamento e Autorização de Divulgação do resultado.

Para visualizar as informações dispostas no espaço é necessário estar no modo de edição do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

Importante!

  1. Os campos Pressão diastólica, Pressão sistólica, Peso, Altura, Pulso, Temperatura, Diabético, Fumante, Período tabagista, Quantidade de cigarros, Tratamento de hipertensão, Detalhes e Observações não são obrigatórios para conclusão do atendimento. Contudo, caso a Pressão diastólica tenha sido preenchida, a Pressão sistólica necessariamente deverá ser informada.

    As informações preenchidas na triagem do paciente alteram de modo automático os dados da ficha clínica no mesmo (Prontuário Médico).

  2. A caixa de seleção Autorização de Divulgação deve ser marcada apenas em caso de necessidade do envio da informação de indicativo do resultado (indResult), para o evento 2220.

Atestado

O espaço Atestado dispõe das informações:

  • Data prevista: data prevista para o lançamento do atestado;

  • Data de cancelamento: a data de cancelamento é preenchida automaticamente em casos onde o ASO é cancelado;

  • Data de emissão: a data de emissão é preenchida automaticamente de acordo com a data em que o ASO foi impresso. Para lançamento de ASOs retroativos a data deve ser preenchida manualmente;

  • Parecer: o campo é do tipo seleção e deve ser selecionado de acordo com o parecer do colaborador, podendo ser apto, inapto ou apto com restrições;

  • Observações: campo utilizado para descrever observações referentes ao atestado.

Caixa de Seleção

  • Plataforma;

  • Explosivos;

  • Escavação;

  •  Solda;

  • A Frio;

  • Pressão;

  • Manutenção Civil;

  • Altura;

  • Eletricidade;

  • Espaço Confinado;

  • Radiação;

  • Transporte e Motivação de Carga. 

As caixas de seleção representam permissões específicas, de acordo com a natureza e a pessoa relacionada. Por padrão, todas as opções se apresentam inicialmente desabilitadas.

Atualização

Para alterar um registro é necessário estar no modo de visualização de um prontuário, selecionar o atestado desejado, efetuar as atualizações necessárias e CONFIRMAR.

Imprimir

Para imprimir o relatório selecione o ícone de impressora, encontrado na linha do registro desejado.

O botão de impressão do ASO atua como gatilho de envio dos eventos relacionados ao eSocial.

Após realizar a impressão do ASO o status será atualizado para verde (Emitido):

Relatório de Informações do Colaborador

Ainda na tela de prontuários é possível realizar a impressão Certificado de Aptidão do colaborador.

Para imprimir o certificado acesse o ícone de Mais opções, localizado a direita do registro e selecione a opção Relatório de Informações do Colaborador.

Assinatura Biometrica

Para organizações que possuem biometria configurada em seu ambiente, será apresentada a opção de assinatura por biometria, uma vez que a mesma tenha sido cadastrada no registro de pessoa do colaborador.

Após coletada a assinatura do colaborador o documento do ASO irá apresentar a informação de tipo de assinatura e ID único para identificação:

Para mais informações sobre o cadastro de biometria acesse nosso artigo relacionado: Biometria no Quírons.

Exclusão

A exclusão de ASOs é permitida apenas antes da emissão do registro. Para realizar a exclusão do registro, selecionar a linha e em seguida a lixeira.

Uma mensagem de confirmação será apresenta:

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