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Webinar 11/11/2025 - Perguntas e Respostas

Dúvidas levantadas durante o webinar, acompanhadas de suas respectivas respostas

Mariana avatar
Escrito por Mariana
Atualizado há mais de uma semana

O objetivo desta FAQ é tornar visível para todos os clientes as principais dúvidas levantadas durante o webinar. Muitas vezes, a pergunta de um participante também é a dúvida de outros; por isso, reunimos aqui as respostas de forma clara e acessível, facilitando a consulta e o entendimento de todos.

A assinatura do médico é certificada pela ICP-Brasil?

A assinatura digital do médico no ASO utiliza biometria digital.
🔗 Documentação: https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/3808676-atestado-de-saude-ocupacional


As aptidões específicas (altura, espaço confinado) aparecem no ASO?

Sim. É possível habilitar permissões e Aptidões específicas no ASO.


A entrega de EPI por facial está operante?

Sim, a entrega por reconhecimento facial está disponível.


Será demonstrado como funciona a entrega de EPI? Existe passo a passo?

Não houve demonstração sobre este assunto no Webinar, mas segue documentação:
🔗 Documentação: https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/3758917-entregas-de-epi


Na integração RH/eSocial Protheus, a URL é domínio ou IP?


Essa guia só consigo extrair pelo agendamento médico?

Sim. Alguns relatórios dependem do agendamento médico para serem habilitados.


Vocês têm modelo de questionário para investigação de acidentes?

Sim, existem modelos personalizáveis de questionários, incluindo investigação de acidentes, porém, é possível realizar e criar com as perguntas que desejar.
🔗 Documentação: https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/8239623-questionario-de-seguranca


O funcionário consegue responder pelo app mobile?

Os funcionários não conseguem responder diretamente ao questionário. Apenas usuários com acesso podem registrar as respostas. Os questionários podem ser respondidos pelo aplicativo Quírons SST.


É possível assinar o ASO por biometria?

Sim, o colaborador pode assinar via biometria digital.
🔗 Documentação: https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/3808676-atestado-de-saude-ocupacional


As respostas de questionário podem ser exportadas pro Excel?

Não, ela é gerada em PDF.


Posso aplicar questionários para grupos grandes (ex.: 10 de 40 colaboradores)?

Sim.


O questionário fornece modelo de investigação de acidente?

Não fornecemos um questionário com modelo de investigação. No entanto, você pode criar as perguntas e respostas conforme sua necessidade. Questionários | Quírons


Posso responder e inserir o nome do colaborador que estou inspecionando?

Sim, é possível informar o colaborador inspecionado.


É possível criar check-list de extintores?

Sim. Você pode criar qualquer tipo de checklist.


O campo Detalhe do GHE vai para a Ordem de Serviço?

Não, ele é utilizado no PGR.


Posso usar o questionário offline no celular?

Sim. O app permite coleta offline e sincronização posterior.
🔗 Documentação: https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/8489947-questionarios-de-seguranca


A assinatura digital do ASO é tanto para o DR quanto para o colaborador?

Sim. É possível coletar a digital tanto do médico quanto do colaborador para assinatura do ASO.


O que é a função “PRÉ-ATESTADO” no prontuário médico?

São ausências por atestado registradas pelos colaboradores diretamente no MeuRH que são enviadas automaticamente ao Quírons, garantindo um fluxo integrado, ágil e contínuo de informações entre os sistemas. Funcionalidade exclusiva para integração com o RM e Protheus.


Posso usar o questionário de segurança offline no smartphone?

Sim. O app permite coleta offline e sincronização posterior.


O Quírons envia o S-2221?

Sim, o evento S-2221 é gerado pelo Quírons.
🔗 Documentação: https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/9681339-exame-toxicologico


O risco para envio precisa estar no cadastro de risco ou só o perigo já basta?

O risco precisa estar devidamente cadastrado e, dentro dele, é necessário vincular o período que contenha o código do agente correspondente. Além disso, o colaborador deve estar marcado como exposto a esse risco para que a informação seja enviada corretamente na exposição do evento S-2240.


Registro facial em dias diferentes da entrega pode gerar problema?

Não. O sistema registra a data da assinatura e o item entregue. Não há risco de perda de validade, mas idealmente deve ser feito na data correta.


Técnica utilizada: NHO-01 ou dosimetria de ruído?

Essa definição precisa ser realizada conforme avaliação do Engenheiro elaborador do PGR.


O Quírons segue hierarquia GHE → riscos → colaboradores?

A estrutura padrão é Riscos GHE Colaboradores.


Por que não consigo vincular exame dentro do GHE?

Porque o exame é vinculado ao risco, não diretamente ao GHE.


Qual impacto no eSocial ao editar risco ou colaborador?

Edição de risco/colaborador gera necessidade de reenviar o S-2240 atualizado.


O sistema avisa quando o EPI está para vencer (dias para substituição)?

Sim. O Quírons envia alertas próximo ao vencimento, desde que a necessidade esteja cadastrada e periodicidade informada.


Campo “treinamento” só comunica se meu ERP tiver módulo?

Sim.


Existe relatório geral com riscos, GHE, treinamentos e exames?

É possível gerar de forma separada, os riscos e os exames. Segue documentação
​🔗 Documentação https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/8113038-impressao-relatorio-de-consultas-a-confirmar


É possível matriz de treinamento por GHE em relatório?

Não, os treinamentos são inseridos nos Riscos.


É possível solicitar comprovante de envio ao eSocial?

O sistema gera protocolo/retorno do eSocial.


Exame complementar de ruído depende de quantidade de decibéis?

Não. Caso o exame seja inserido dentro dos Riscos, ele passará a ser exigido para todas as pessoas expostas ao risco, independentemente do nível de decibéis.


Preciso inserir dados pessoais mesmo com consultoria externa fazendo exames?

Sim. O eSocial exige informações mínimas do trabalhador.


Posso enviar ao eSocial só com ASO físico?

Não, os dados necessários precisam estar no sistema, para gerar o envio.


Por que dá erro no S-2240 mesmo automático?

Necessário entender melhor o cenário.


Funcionário afastado fica “não exposto”?

Quando o colaborador está com situação diferente de Normal/Ativo, ele não é exibido na lista de expostos dentro do risco. Isso ocorre porque colaboradores inativos não passam pelo controle de adicionais, e por isso não são considerados nesse agrupamento.


É possível enviar pedido médico para prestador credenciado?

Sim. Após realizar o agendamento dos exames na agenda médica, é possível imprimir o ASO em branco. Esse documento pode ser encaminhado para a clínica para preenchimento. Quando a clínica devolver o resultado, o usuário poderá lançar as informações no sistema e anexar o arquivo preenchido.


LTCAT não tem validade. Como o Quírons trata isso no 2240?

O sistema solicita uma data para geração do responsável legal para os envios do S-2240.


Como lançar aptidão (altura, espaço confinado) quando ASO é físico?

É necessário lançar no ASO para emissão do mesmo.


Como funciona assinatura digital?


Como emitir relatório de exames periódicos a vencer?


E quando o ASO for preenchido fisicamente?

É necessário registrar no sistema e anexar o documento.


Configuração da integração Protheus (DNS ou IP)?


Treinamentos saem automaticamente no ASO?

Não.


No ícone Prontuário Médico registro só ASOs?

Não. Pode registrar diferentes documentos de saúde.


ASO ainda não atualizou riscos psicossociais (NR-1)?

É possível, basta inserir os Riscos Psicossociais e informar que será necessário demonstrá-los no ASO.


Existe plano de ação baseado em não conformidades?

Sim, é possível gerar no Plano de Ação ou até mesmo em Questionários de Segurança .
🔗 Documentação: https://intercom.help/quirons/pt-BR/articles/8489951-planos-de-acao


Como reabrir CAT quando colaborador entrega novos atestados?


Ícone EPIs: Webinar já passou instruções?

Não entendi a pergunta.


Não tenho opção de registrar incidente de trajeto?

É possível registrar incidente de qualquer natureza, no local da ocorrência inserir Via pública, área rural ou outros, e descrever na descrição do local.


Campos de acidente deveriam ser obrigatórios por serem enviados no XML?

Sim, campos que compõem o XML devem ser preenchidos obrigatoriamente.
🔗 Documentação: https://suporte.quirons.com.br/pt-BR/articles/5705110-e-social


CAT lançada no Quírons envia automaticamente para TOTVS e vice-versa?

Não. O Quírons apenas gera o evento e o encaminha ao TAF/Middleware, que são as soluções da TOTVS responsáveis por realizar a transmissão efetiva ao eSocial. Ou seja, o envio ao governo não é feito diretamente pelo Quírons, mas sim por essas ferramentas intermediárias.


Por que no campo Município aparece nome ao invés do código?

Ao informar o CEP da ocorrência, caso ele seja válido no ViaCEP (ferramenta utilizada pelo eSocial para validar o endereço) o sistema exibirá automaticamente o nome da cidade na tela. No entanto, no XML do evento S-2210 é enviado o código do município, desde que o CEP informado seja válido.


Posso registrar foto do ocorrido?

Sim. É possível incluir anexos na ocorrência.


Como emitir relatório anual?

São disponibilizados diversos relatórios dentro dos cards do sistema, permitindo que o usuário acesse cada relatório diretamente pelo respectivo card.


Como checar XML antes do envio ao eSocial?

No Quírons não é possível validar o XML antes do envio. O sistema gera o XML automaticamente e o encaminha ao TAF/Middleware. No TAF, por exemplo, é possível conferir os dados antes da transmissão ao eSocial, mas no Quírons essa etapa não está disponível.

Observação: No Quírons é possível visualizar o evento dentro do painel do eSocial, porém o envio é sempre automático.


Relatório de colaboradores não mostra data de nascimento. Como resolver?

É possível visualizar no relatório de pessoas, e, caso não contenha esta informação, será necessário verificar na integração com o ERP.


Como reabrir CAT?


Como criar um PCMSO para gerar relatório de necessidade de convocação?

É necessário configurar as amarrações nos Riscos, Ocupações, Programas de Saúde ou Exames (esta última opção gera necessidades para toda a filial).

Somente após essas configurações o sistema poderá gerar corretamente as necessidades de convocação.

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