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Painel E-Social

Conheça a tela de monitoramento dos enventos enviados ao eSocial

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Escrito por Daniela Marioti
Atualizado há mais de uma semana

A nova tela foi desenvolvida para gerenciamento e monitoramento dos eventos gerados pelo Quírons, permitindo que o usuário filtre os eventos por data, evento e situação, bem como realize o reenvio de mensagens com erro ou sincronize o retorno do eSocial para mensagens recém enviadas.

Acessando o Monitoramento

Para acessar o monitoramento clique sobre o ícone do eSocial, localizado na barra esquerda da tela. As mensagens geradas para todas as filiais serão disponibilizadas para verificação.

Filtro

O sistema irá direcionar para o monitoramento dos eventos gerados pelo Quírons. Para facilitar o controle das informações geradas, a tela permite que sejam utilizados filtros de acordo com a necessidade do usuário, apresentando as seguinte opções:

  • Filial: O campo irá apresentar as opções de filtro das filiais relacionadas a organização.

  • Data de e Data até: Ambos os campos devem ser preenchidos para filtro das mensagens por período. O período máximo para busca é de até um mês.

  • Status: O campo apresenta as seguintes opções de filtro(s):

    • Enviado: Eventos enviados para o TAF ou eSocial.

    • Erro: Eventos com retorno de erro do TAF ou eSocial.

    • Processado: Eventos processados no TAF.

    • Realizado: Eventos com número de recibo do eSocial.

  • Funcionário: O campo permite buscar mensagens de um colaborador específico. É possível selecionar até cinco registros para a busca por funcionário.

  • Evento: O campo permitirá filtrar por tipo de evento(s).

Após definir o filtro, pressione o botão "APLICAR FILTRO" para iniciar a busca. Se nenhum campo for preenchido, serão retornadas as mensagens correspondentes de todas as filiais da organização.

As mensagens serão apresentadas de acordo com o filtro informado pelo usuário, contendo as seguintes informações:

  • Filial: Nome da filial correspondente a mensagem gerada.

  • Data do Envio: Data de envio da mensagem correspondente.

  • Funcionário: Nome do funcionário correspondente a mensagem gerada. Para visualização, esteja logado na filial a qual o funcionário pertence.

  • Evento: Nome do evento correspondente a mensagem, podendo ser: S-2210 (CAT), S-2220 (ASO), S-2240 (Exposição) e S-3000 (Exclusão).

  • Status: A coluna corresponde a situação da mensagem, informando se a mesma já foi enviada ou até mesmo processada para o eSocial.

  • Erro: Caso a mensagem possua retorno de erro, o erro estará descrito na coluna, caso contrário a coluna apresentará informação em branco.

Botões:

  • Enviar carga inicial: Botão responsável pelo envio de carga inicial. O mesmo será apresentado uma única vez por filial.

  • Reenviar em lote: Botão de reenvio em lote das mensagens com erro.

Para reenviar em lote, selecione o período desejado a partir dos campos 'Data de' e 'Data até'. Apenas as mensagens que correspondem ao filtro de período serão reenviadas.

Reenvio e Sincronização das Mensagens Enviadas

Após realizado o envio dos eventos, a tela de monitoramento do eSocial irá permitir que o usuário verifique a lista de XMLs gerados, bem como realize o reenvio de uma mensagem com erro ou sincronização da situação de uma mensagem recém enviada.

Para a sincronização de uma mensagem é necessário estar logado na filial correspondente a origem da mensagem.

Para acessar as opções informadas, clique sobre a mensagem desejada e efetue a ação necessária.

Importante!

A busca pelo status da mensagem enviada e número de recibo é realizada pelo Quírons automaticamente todos os dias, durante a madrugada. Contudo, para integração TAF é necessário verificar se existe um executor temporizado (job), no TAF, para busca dessa informação no eSocial.

O Quírons irá atualizar as informações de acordo com os dados localizados no TAF para o XML em questão.

Exportação das Mensagens

Ainda na tela de monitoramento é possível realizar a extração das mensagens geradas pelo Quírons de acordo com o(s) período(s) desejado(s). Para realizar o processo selecione o ícone de exportação, localizado na parte superior direita da tela.

O arquivo será enviado para o e-mail do usuário logado.

Importante!

Para evitar problemas de desempenho em seu ambiente, o botão do reenvio em lote será desabilitado após a seleção por um usuário, e será apresentado novamente após a conclusão do reenvio das mensagens. Caso haja poucos registros a serem reenviados, o processo pode ser tão rápido que o bloqueio não será perceptível.

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