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Painel E-Social

Conheça a tela de monitoramento dos enventos enviados ao eSocial

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Escrito por Daniela Marioti
Atualizado há mais de um mês

A nova tela foi desenvolvida para facilitar o gerenciamento e o monitoramento dos eventos gerados pelo Quírons. Ela permite que o usuário:

  • Filtre eventos por data, tipo de evento, situação, funcionário e período.

  • Reenvie mensagens com erro.

  • Sincronize o retorno do eSocial para mensagens recém-enviadas.

Como Acessar o Monitoramento

Para acessar a área de monitoramento, clique no ícone do eSocial localizado na barra lateral esquerda da tela. Todas as mensagens geradas para as filiais serão exibidas, permitindo uma verificação centralizada e eficiente.

Filtro de Monitoramento de Eventos

Ao acessar o monitoramento de eventos gerados pelo Quírons, o sistema permite o uso de filtros para facilitar o controle e a visualização das informações. As opções disponíveis são:

  • Filial: Exibe as filiais vinculadas à organização, permitindo a seleção de uma ou mais.

  • Data de e Data até: Campos obrigatórios para filtrar mensagens por período, com um intervalo máximo de até 1 mês.

  • Status: Permite filtrar eventos conforme a situação atual, com as seguintes opções:

    • Enviado: Eventos enviados ao TAF ou eSocial.

    • Erro: Eventos com retorno de erro do TAF ou eSocial.

    • Processado: Eventos processados pelo TAF.

    • Realizado: Eventos com número de recibo do eSocial.

  • Funcionário: Busca mensagens de colaboradores específicos, com a possibilidade de selecionar até cinco registros.

  • Evento: Filtra mensagens por tipo de evento(s).

Após configurar os critérios desejados, clique no botão "APLICAR FILTRO" para realizar a busca. Caso nenhum campo seja preenchido, o sistema exibirá mensagens de todas as filiais da organização.

As mensagens serão apresentadas conforme os critérios definidos pelo usuário no filtro, com as seguintes informações:

  • Filial: Nome da filial associada à mensagem gerada.

  • Data do Envio: Data em que a mensagem foi enviada.

  • Funcionário: Nome do colaborador relacionado à mensagem. Para visualizar esta informação, é necessário estar logado na filial à qual o funcionário pertence.

  • Evento: Tipo de evento associado à mensagem, podendo ser:

    • S-2210 (CAT)

    • S-2220 (ASO)

    • S-2240 (Exposição)

    • S-3000 (Exclusão)

  • Status: Indica a situação da mensagem, como enviada, processada ou outras etapas relacionadas ao eSocial.

  • Erro: Caso a mensagem tenha retornado com erro, a descrição do erro será exibida nesta coluna. Caso contrário, a coluna ficará em branco.

Descrição dos Botões Disponíveis

  • Enviar Carga Inicial:
    Responsável pelo envio da carga inicial. Este botão será exibido apenas uma vez por filial.

  • Carga por Período:
    Realiza o envio de carga inicial considerando apenas as mensagens que ainda não foram criadas para a filial logada, de acordo com o filtro de data informado. Somente serão gerados os XMLs dos eventos 2240 e 2220 que ainda não tenham sido processados.

  • Reenviar em Lote:
    Permite o reenvio em lote de mensagens que apresentaram erros.

Reenvio em Lote

Para realizar o reenvio em lote, selecione o período desejado preenchendo os campos "Data de" e "Data até". Apenas as mensagens correspondentes ao período informado serão reenviadas, respeitando as filiais disponíveis para o usuário logado.

Reenvio e Sincronização de Mensagens Enviadas

Após o envio dos eventos, a tela de monitoramento do eSocial permitirá:

  • Verificar a lista de XMLs gerados.

  • Realizar o reenvio de mensagens com erro.

  • Efetuar a sincronização da situação de mensagens recém-enviadas.

Importante: Para sincronizar uma mensagem, é necessário estar logado na filial correspondente à origem da mensagem.

  • Como Realizar a Ação:
    Clique na mensagem desejada para acessar as opções disponíveis e execute a ação necessária (reenvio ou sincronização).

Importante!

  • A busca automática pelo status da mensagem enviada e pelo número de recibo é realizada pelo Quírons diariamente, durante a madrugada.

  • Para a integração com o TAF, é essencial verificar se existe um executor temporizado (job) configurado no TAF para realizar a busca dessas informações no eSocial.

O Quírons atualizará os dados do XML com base nas informações retornadas pelo TAF.

Exportação de Mensagens

Na tela de monitoramento, é possível exportar as mensagens geradas pelo Quírons para o(s) período(s) desejado(s).

Como Realizar a Exportação:

  1. Clique no ícone de exportação, localizado no canto superior direito da tela.

  2. O arquivo será enviado automaticamente para o e-mail do usuário logado no sistema.

Importante!

Para evitar problemas de desempenho no ambiente, o botão de reenvio em lote e carga por período serão desabilitados após a seleção por um usuário. Os botões serão reativados automaticamente assim que o processo de reenvio ou geração das novas mensagens for concluído.

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