A nova tela foi desenvolvida para facilitar o gerenciamento e o monitoramento dos eventos gerados pelo Quírons. Ela permite que o usuário:
Filtre eventos por data, tipo de evento, situação, funcionário e período.
Reenvie mensagens com erro.
Sincronize o retorno do eSocial para mensagens recém-enviadas.
Como Acessar o Monitoramento
Para acessar a área de monitoramento, clique no ícone do eSocial localizado na barra lateral esquerda da tela. Todas as mensagens geradas para as filiais serão exibidas, permitindo uma verificação centralizada e eficiente.
Filtro de Monitoramento de Eventos
Ao acessar o monitoramento de eventos gerados pelo Quírons, o sistema permite o uso de filtros para facilitar o controle e a visualização das informações. As opções disponíveis são:
Filial: Exibe as filiais vinculadas à organização, permitindo a seleção de uma ou mais.
Data de e Data até: Campos obrigatórios para filtrar mensagens por período, com um intervalo máximo de até 1 mês.
Status: Permite filtrar eventos conforme a situação atual, com as seguintes opções:
Enviado: Eventos enviados ao TAF ou eSocial.
Erro: Eventos com retorno de erro do TAF ou eSocial.
Processado: Eventos processados pelo TAF.
Realizado: Eventos com número de recibo do eSocial.
Funcionário: Busca mensagens de colaboradores específicos, com a possibilidade de selecionar até cinco registros.
Evento: Filtra mensagens por tipo de evento(s).
Após configurar os critérios desejados, clique no botão "APLICAR FILTRO" para realizar a busca. Caso nenhum campo seja preenchido, o sistema exibirá mensagens de todas as filiais da organização.
As mensagens serão apresentadas conforme os critérios definidos pelo usuário no filtro, com as seguintes informações:
Filial: Nome da filial associada à mensagem gerada.
Data do Envio: Data em que a mensagem foi enviada.
Funcionário: Nome do colaborador relacionado à mensagem. Para visualizar esta informação, é necessário estar logado na filial à qual o funcionário pertence.
Evento: Tipo de evento associado à mensagem, podendo ser:
S-2210 (CAT)
S-2220 (ASO)
S-2240 (Exposição)
S-3000 (Exclusão)
Status: Indica a situação da mensagem, como enviada, processada ou outras etapas relacionadas ao eSocial.
Erro: Caso a mensagem tenha retornado com erro, a descrição do erro será exibida nesta coluna. Caso contrário, a coluna ficará em branco.
Descrição dos Botões Disponíveis
Enviar Carga Inicial:
Responsável pelo envio da carga inicial. Este botão será exibido apenas uma vez por filial.Carga por Período:
Realiza o envio de carga inicial considerando apenas as mensagens que ainda não foram criadas para a filial logada, de acordo com o filtro de data informado. Somente serão gerados os XMLs dos eventos 2240 e 2220 que ainda não tenham sido processados.Reenviar em Lote:
Permite o reenvio em lote de mensagens que apresentaram erros.
Reenvio em Lote
Para realizar o reenvio em lote, selecione o período desejado preenchendo os campos "Data de" e "Data até". Apenas as mensagens correspondentes ao período informado serão reenviadas, respeitando as filiais disponíveis para o usuário logado.
Reenvio e Sincronização de Mensagens Enviadas
Após o envio dos eventos, a tela de monitoramento do eSocial permitirá:
Verificar a lista de XMLs gerados.
Realizar o reenvio de mensagens com erro.
Efetuar a sincronização da situação de mensagens recém-enviadas.
Importante: Para sincronizar uma mensagem, é necessário estar logado na filial correspondente à origem da mensagem.
Como Realizar a Ação:
Clique na mensagem desejada para acessar as opções disponíveis e execute a ação necessária (reenvio ou sincronização).
Importante!
A busca automática pelo status da mensagem enviada e pelo número de recibo é realizada pelo Quírons diariamente, durante a madrugada.
Para a integração com o TAF, é essencial verificar se existe um executor temporizado (job) configurado no TAF para realizar a busca dessas informações no eSocial.
O Quírons atualizará os dados do XML com base nas informações retornadas pelo TAF.
Exportação de Mensagens
Na tela de monitoramento, é possível exportar as mensagens geradas pelo Quírons para o(s) período(s) desejado(s).
Como Realizar a Exportação:
Clique no ícone de exportação, localizado no canto superior direito da tela.
O arquivo será enviado automaticamente para o e-mail do usuário logado no sistema.
Importante!
Para evitar problemas de desempenho no ambiente, o botão de reenvio em lote e carga por período serão desabilitados após a seleção por um usuário. Os botões serão reativados automaticamente assim que o processo de reenvio ou geração das novas mensagens for concluído.
Conteúdo relacionados: