O card de Ocupação tem o objetivo de incluir um conjunto de ações ou tarefas de natureza e níveis semelhantes, que serão executadas por uma ou mais pessoas.
Para a inclusão de uma ocupação, é necessário selecionar a opção +NOVA OCUPAÇÃO.
Para o cadastro de uma ocupação, é necessário o preenchimento de 1 (um) campo obrigatório:
Descrição: detalhamento referente a ocupação cadastrada;
É possível vincular a descrição da ocupação com o campo de CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, o qual representa a tabela nacional das ocupações do mercado de trabalho, disponibilizado pelo MTE. Caso seja informada uma quantidade menor que 5 (cinco) caracteres, ao salvar o registro é realizada uma verificação, e o cadastro/alteração não é permitido.
Para algumas ocupações é necessário que inclua Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e/ou exames que serão necessário, durante a execução da ação em questão. Essa inclusão é efetuada ainda na tela de cadastro de ocupação.
Adicionando um Equipamento de Proteção Individual (EPI)
A tela de cadastro, permite a inclusão de um EPI (Equipamento de Proteção Individual) como medida de proteção, para os funcionários vinculados a essa ocupação.
Os equipamentos são apresentados através do campo Equipamento. As informações com referência ao EPI, são retiradas da listagem disponível pelo governo. O campo Substituição deve ser preenchido com o número de dias da próxima substituição do equipamento.
Adicionando um Exame Necessário
Para adicionar um exame selecione o botão +ADICIONAR EXAME e preencha as informações necessárias.
Obs: O campo Faixa Periódica é habilitado apenas quando a caixa de seleção Periódico é ativada.
Atualização
Para alterar uma ocupação, selecione o registro escolhido e preencha com as novas informações.
A ação de alteração permite que seja realizada a exclusão de EPI's que eventualmente foram cadastrados.
A mensagem de confirmação de exclusão de um EPI será apresentada:
Ainda dentro da alteração é possível desativar o registro, fazendo com que a partir do momento em que a caixa de seleção seja desmarcada, a ocupação não possa mais ser alterada ou vinculada a novos registros.
Após realizada a alteração e confirmada, a mensagem de confirmação será apresentada:
O botão ABRIR, contido na mensagem de alteração, direciona para a tela de informações do registro.
Exclusão
A exclusão de uma ocupação só é permitida, caso a mesma não possua vínculo com outra seção, como por exemplo, Pessoas.
Para realizar a exclusão do registro, selecionar a linha e em seguida a lixeira.
A mensagem de confirmação será apresentada:
Caso seja apresentada a mensagem de inconsistência, informando que o item é utilizado em outro local, vá até a seção onde essa informação é utilizada e exclua o registro que contém a informação.
Volte a tela de ocupação e repita o processo de exclusão.
Importante!
Organizações com integração entre RH e Quírons a inclusão de novas ocupações não serão permitidas, sendo necessário a sincronização das informações por meio do erp de origem.
Conteúdos relacionados: